"É importante que as pessoas se coloquem em segurança neste momento", diz governador Eduardo Leite, em pronunciamento nesta terça-feira

Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/Divulgação)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez uma manifestação, no começo da tarde desta terça-feira (30), para mais um alerta. Durante a declaração, o chefe do Piratini reforçou o pedido para que os moradores de todo o Estado permaneçam em casa. A Defesa Civil do RS auxilia, junto aos demais órgãos de segurança, aqueles que necessitam de ajuda no momento. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– É importante que as pessoas se coloquem em segurança. Pontes e rodovias são perigosas neste momento por conta da alvenaria antiga e porque não são feitas para essa intensa chuva. Estamos acionando as Forças Armadas, conversando com os ministros e governo federal. Mesmo com todo esse efetivo não temos como atender todo o Estado. 

Ainda pela manhã, o governo do Estado convocou uma reunião de emergência do Gabinete de Crise. Quem esteve à frente da coordenação foi o vice-governador Gabriel Souza (MDB). Conforme a Sala de Situação, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as chuvas devem  provocar alagamentos semelhantes aos níveis de novembro de 2023, quando aconteceu uma das maiores cheias da história.

Elevação de rios

Regiões em alerta vermelho devem receber mais chuvas nos próximos períodos. Mais cedo, às 10h, a Defesa Civil do RS alertou para elevação do Rio Jacuí a partir de Cachoeira do Sul. Outro aviso emitido foi por conta das cheias no Rio Taquari em Muçum, no Vale do Taquari. 

– Tem risco de inundação no Rio Taquari e em outros rios. O que acompanhamos aqui com os especialistas é de que seja um cenário parecido com o que vivenciamos em novembro de 2023. 

Educação

Quanto às aulas das escolas estaduais, o governador solicitou para que os estudantes e familiares permaneçam em casa. As atividades serão recuperadas quando possível. Na Rede Municipal de Ensino (RME), em Santa Maria, 30 escolas cancelaram as aulas. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também suspendeu as atividades. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aulas são suspensas em 30 escolas da Rede Municipal de Ensino Anterior

Aulas são suspensas em 30 escolas da Rede Municipal de Ensino

Famílias são resgatadas de barco após ficarem ilhadas na Vila Fighera em Santa Maria Próximo

Famílias são resgatadas de barco após ficarem ilhadas na Vila Fighera em Santa Maria

Geral